quarta-feira, 21 de março de 2012

O rosto é o espelho da saúde

Estava eu hoje de manhã na sala de espera do Hospital de Santa Marta, quando olho para a televisão onde está a dar a "Querida Júlia". Pensei eu: "Credo, esta mulher fala tanto que até irrita!". Entretanto, lá com aquela sua vozinha annoying, anuncia a rubrica "O rosto é o espelho da saúde". "Olha uma cena interessante!", pensei eu. Mas, a televisão tinha o volume reduzido e com as pessoas a conversar não dava para ouvir. Agora fui ver o vídeo (http://sic.sapo.pt/proj_queridajulia/Scripts/VideoPlayer.aspx?videoId={643F981D-9A73-4D48-ADEB-A2B77A1D2100).

"Os problemas de saúde estão na sua cara!

Descubra quais os problemas de saúde que tem, só de olhar para o rosto

Francisco Varatojo, diretor do Instituto Macrobiótico de Portugal é nosso convidado e vai explicar-nos o papel da observação do rosto no diagnóstico precoce de alguns problemas de saúde e ensinar-nos a interpretar os sinais que o rosto nos dá através do autodiagnóstico. Sabia, por exemplo, que a nossa boca pode indicar problemas digestivos ou que a ponta do nariz está associada ao coração.

BOCA
A boca representa o sistema digestivo. O lábio superior mostra o estômago, enquanto o lábio inferior está relacionado com os intestinos. Os cantos da boca representam o duodeno. Quaisquer sintomas, como alterações de cor, inchaço, rigidez, flacidez ou outros, podem revelar desequilíbrios nos órgãos correspondentes. Por exemplo, um lábio inferior inchado é sinal de problemas intestinais, enquanto o mesmo sintoma no lábio superior representa desordens estomacais. Crostas no canto da boca mostram desequilíbrio com o duodeno.
A zona à volta da boca está relacionada com o sistema reprodutor.

PONTA DO NARIZ
A ponta do nariz corresponde ao coração, enquanto a cana do nariz mostra o pâncreas e o estômago.
Uma ponta do nariz vermelha costuma mostrar hipertensão; nariz inchado, capilares visíveis na ponta do nariz e outros sintomas semelhantes mostram debilidade cardíaca e circulatória.
Na cana do nariz, alterações de cor, marcas ou borbulhas estão relacionadas com desarmonia das funções pancreáticas.

MAÇÃS DO ROSTO
As maçãs do rosto estão ligadas aos pulmões e sistema respiratório; o lado direito representa o pulmão direito e o lado esquerdo o pulmão esquerdo.
Por exemplo, as maçãs do rosto muito inchadas e vermelhas denotam em geral expansão dos pulmões, enquanto umas bochechas encovadas e cinzentas mostram uma quebra das capacidades respiratórias.

ZONA POR DEBAIXO DOS OLHOS
Esta zona está associada aos rins.
Uma cor escura, como nas olheiras, está associada a possível debilidade renal ou exaustão das glândulas supra-renais. Quando existe inchaço e um espaço gorduroso, podem existir cálculos renais.

ESPAÇO ENTRE AS SOBRANCELHAS
O espaço entre as sobrancelhas está associado ao fígado e vesícula biliar. Rugas muito marcadas nesta zona, inchaço, alteração de cor ou escamação nesta área mostram debilidade nestes órgãos.

ARCADAS SUPRACILIARES
As arcadas supraciliares representam a vesícula biliar e quando inchadas mostram frequentemente problemas neste órgão.

TÊMPORAS
As têmporas estão ligadas ao baço e ao sistema linfático. Uma cor azulada ou acastanhada indica, em geral, sobrecarga do sistema linfático.

TESTA
A testa está associada aos intestinos, bexiga e órgãos reprodutores. Tal como nos casos anteriores, alterações na testa, como inchaço, borbulhas, escamação e outros tipos de sinais, estão ligadas a desequilíbrios nestes órgãos.

ORELHAS
Como um todo, as orelhas estão estreitamente ligadas aos rins. Se observarmos deformações nas orelhas devemos considerá-las igualmente ao nível daqueles órgãos.
Orelhas pequenas revelam rins igualmente pequenos, o que equivale a uma herança constitucional mais fraca.
Orelhas com uma boa constituição, reveladoras de pessoas com boas constituições, que geralmente alcançam grandes empreendimentos na vida, são grandes, espessas e com o lóbulo inferior bem desenvolvido, típicas das representações de Buda. Contudo, todos estes aspetos deverão ser observados no contexto global da pessoa" 

in http://sic.sapo.pt/online/sites+sic/querida-julia/diario/rosto.htm

O site http://www.e-macrobiotica.com/ também tem muita informação sobre o assunto =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário