quinta-feira, 15 de março de 2012

Dá me más gasolina!!!







Sinceramente não sei onde vai isto parar!! Não sei não.
Não sei como vou conseguir sustentar o meu Série 5 (digamos o meu pai, para falar mais correctamente).
Fui pesquisar a http://www.precoscombustiveis.dgge.pt/ se na minha zona de residência os combustíveis eram baratos ou nem por isso. Fiquei feliz em descobrir que o posto de abastecimento onde costumo ir abastecer é o segundo mais barato do meu distrito. 1.595 e/litro de gasolina SC98. Mas é num posto do intermarché! Se fosse na Galp ou outro estaria provavelmente a pagar mais uns 0.20 cent/litro.
Isto vai de mal a pior. Soluções nem vê-las.

O Jornal Económico publicou no dia 13/03:

Como combater a subida de preços dos combustíveis

Comparar preços e aproveitar as promoções permite poupar mais de 20 cêntimos por litro. 

Nos últimos anos, os condutores portugueses não têm tido grande margem de manobra para pouparem: sempre que se deslocam à bomba gasolineira para atestarem o seu automóvel, a factura engorda. Não é para menos: se em 2009 um depósito de 50 litros de gasóleo custava 50,15 euros, hoje custa 73,30 euros. Trata-se de um agravamento superior a 46%.
Para os condutores de veículos a gasolina, o resultado não é muito diferente, dado que o preço aumentou 49%: se em Fevereiro de 2009 cada litro de gasolina 95 sem chumbo era vendido por 0,971 euros, hoje está a ser comercializado por algumas bombas a valores acima dos 1,7 euros.
Para combater o agravamento da factura com os combustíveis, os consumidores têm que fazer o trabalho de casa. E com isso podem poupar mais de 20 cêntimos por litro, o equivalente a 20 euros por cada abastecimento de 100 litros. Não é uma fortuna mas é uma poupança bastante interessante. Sobretudo para os condutores que fazem milhares de quilómetros por ano.

Plano da poupança

Promoções e campanhas especiais são um regalo para a carteira de qualquer condutor. As três gasolineiras do país - Galp Energia, BP e Repsol - têm diversas parcerias com cadeias de hipermercados, entidades financeiras e até com clubes de futebol, que permitem aos consumidores beneficiarem de descontos até seis cêntimos por litro. Para os condutores mais "poupadinhos" as preferências devem recair para os combustíveis de marca branca. Isto porque a gasolina e gasóleo mais económicos são comercializados nos abastecimentos de "marca branca", ligadas às cadeias de hipermercados. A diferença de preços é explicada pelo facto de os combustíveis destas bombas não terem aditivos, como os vendidos nas marcas de referência.
Um ponto de honra para todos os condutores passa por evitar ao máximo o abastecimento nas auto-estradas. As áreas de serviço são de longe os postos de abastecimento com os preços mais elevados. Por isso, antes de partir de viagem, é fundamental abastecer o veículo numa bomba da zona de residência.
E para encontrar a gasolineira mais económica a internet dá uma ajuda. Basta para isso dirigir-se ao sítio www.precoscombustiveis.dgge.pt/, da Direcção Geral de Energia e Geologia. De acordo com dados deste sítio, as diferenças entre bombas podem atingir os 20 cêntimos por litro. Contas feitas, atestar um depósito de 50 litros na bomba mais barata poderá traduzir-se numa poupança até 10 euros. Mas cuidado: nem sempre o preço mais baixo é a melhor solução. Se o dinheiro que poupa no abastecimento não for suficiente face ao custo que terá a deslocação até à bomba mais económica, procure uma solução mais económica. Mais do que nunca, andar na estrada exige trabalho de casa. E descurar esse facto pode sair muito caro no final do mês.

Meus caros, toca a fazer contas!





Nenhum comentário:

Postar um comentário